São muitos os desmandos autoritários de Elon Musk por meio de suas empresas e subsidiárias, seja na exploração de minerais, nos sistemas aeroespaciais da Space X, na oferta de serviços de conectividade da Starlink ou na plataforma digital Twitter/X. O projeto de lucro e poder de Elon Musk busca, como um trator, passar por cima das leis nacionais, das garantias democráticas, dos direitos humanos ou de qualquer valor ético-político comprometido com a vida. Vale a máxima do lucro acima de tudo. Na concepção colonialista do dono do Twitter/X, o mundo é um jogo de tabuleiro onde ele se comporta como o player que vira o tabuleiro, reinicia a partida e reinventa as regras ao seu bel-prazer. Mas essa história de "dono da bola" tem começado a esbarrar em algumas e ainda incipientes resistências.
Com base no texto, a atuação de Elon Musk é descrita como um exercício de poder autoritário por meio de suas empresas. A partir da sociologia, qual conceito de poder é mais adequado para interpretar essa situação?
a) Poder tradicional – Baseia-se em costumes e tradições estabelecidas, legitimando a autoridade por meio da continuidade histórica.
b) Poder carismático – Fundado na devoção pessoal e no carisma de uma liderança que inspira seguidores.
c) Poder legal-racional – Exercido com base em normas e leis impessoais que regulam a ação legítima das autoridades.
d) Poder econômico – Relaciona-se com o controle de recursos e mercados, conferindo influência e capacidade de dominação por meio da acumulação de riqueza.
e) Poder disciplinar – Refere-se ao controle do comportamento individual e coletivo por meio de normas e sanções sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário