quarta-feira, 19 de junho de 2024

Hip - Hop

 Martin Luther King chamou o seu filho de Dexter para homenagear a avenida onde pregou pela primeira vez. O nome significa, em português, “homem ágil”, “habilidoso” e “esperto”. Marcos Fernandes de Omena adotou o apelido para si. O que não sabia na época é que ele ecoaria em todo os cantos do país e se tornaria uma das referências mais importantes do hip hop nacional (…)O cantor cresceu na periferia de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e ficou conhecido na música pelos grupos Tribunal Popular e 509-E. “Quando o rap surgiu na sua vida e o que te chamou atenção na hora que você ouviu?” 

O rap é uma música feita do povo para o povo. Quando eu ouvi o Racionais MC’s cantando a música “Pânico na Zona Sul”,automaticamente me identifiquei porque era uma realidade na qual eu vivia também. A história da Zona Sul não era diferente da região do ABCD, onde eu morava. Essa canção retrata o cotidiano violento violento do Capão Redondo por conta da ação da polícia e dos chamados “matadores” da época. Em Diadema, a polícia e o governo faziam a mesma coisa e o racismo não era diferente. Quando ouvi aquele som, eu me vi, foi como uma luz acendendo no quarto escuro da ignorância que eu vivia. Texto adaptado. Disponível em:https://elastica.abril.com.br/especiais/dexter-rap-oitavo-anjo-509-e-campao-cultural. Acesso em 18 jun. 2024.

Qual das seguintes alternativas melhor descreve a característica da cultura hip-hop no Brasil?

a)O hip-hop no Brasil se limita apenas à música rap.

b)O movimento hip-hop no Brasil é conhecido por integrar rap e breakdance.

c)O hip-hop no Brasil é um movimento apolítico e voltado apenas para o entretenimento.

d)A cultura hip-hop no Brasil rejeita qualquer influência de outras formas culturais, como o samba.

e)O hip-hop no Brasil surgiu nos anos 1990 e é predominantemente um movimento elitista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário