domingo, 5 de maio de 2024

OLODUM

 O Olodum se tornou um símbolo de resistência e empoderamento para a comunidade afrodescendente não só no Brasil, mas também no mundo. Ainda hoje, é um fenômeno internacional, com apresentações em mais de 43 países e, carrega consigo, a marca de ser o único na América a participar de uma apresentação com o artista Michael Jackson. Olodum palavra de origem Yorubá que dentro da religião Candomblé significa “Deus dos Deuses” ou “Deus Maior”. Marcado por sua influência em difundir a cultura afro-brasileira, sobretudo baiana. O grupo Olodum tem grande influência do movimento afro-cultural ILÊ AIYÊ. Foi fundada em 25 de abril de 1979, em Santa Isabel, Salvador Bahia, por Geraldo Miranda, sob o lema da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH): “Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Ninguém será mantido em escravatura ou em servidão; a escravatura e o trato dos escravos, sob todas as formas, são proibidos. Ninguém será submetido à tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.” O Olodum alcançou fama internacional na década de 1980. Em 1983, o bloco foi reestruturado, agora, não estava somente preocupado em levar a folia aos moradores da região, mas sim, de pesquisar profundamente o legado do seu povo ancestral. Disponível em:<https://www.gov.br/palmares/pt-br/assuntos/noticias/45-anos-bloco-olodum-um-simbolo-de-persistencia-ao-difundir-a-cultura-afro-brasileira-para-o-mundo-3>. Acesso em: 5 mai. 2024.



Qual conceito antropológico pode ser associado à trajetória do Olodum e seu impacto na sociedade?


a) Etnocentrismo.

b) Cultura material.

c) Homogeneidade cultural.

d) Evolucionismo cultural.

e) Relativismo cultural.

CULTURA INDÍGENA

 A cultura indígena é uma herança feita de tradições milenares que está enraizada nas diversas etnias que compõem os povos indígenas do mundo todo. Com características únicas, os povos indígenas contribuíram significativamente com suas expressões artísticas, danças, religiões e modos de vida, refletindo uma profunda conexão com a natureza e uma compreensão singular do mundo. A influência da cultura indígena no Brasil é inegável. Ela se reflete em aspectos como a culinária, a medicina tradicional e práticas agrícolas sustentáveis. A importância da cultura indígena transcende a esfera cultural, abraçando também aspectos sociais e ambientais. A preservação e respeito por essas culturas são essenciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente de sua história.


Qual das seguintes afirmações melhor descreve a influência da cultura indígena no Brasil?


a) A cultura indígena não contribuiu significativamente para a diversidade cultural brasileira.

b) A cultura indígena no Brasil não tem influência nas práticas agrícolas sustentáveis.

c) A cultura indígena brasileira não reflete uma conexão profunda com a natureza.

d) A cultura indígena não é relevante para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

e) A cultura indígena brasileira influencia aspectos como a culinária, a medicina tradicional e práticas agrícolas sustentáveis.

ANTROPOLOGIA

 "A antropologia busca compreender como o ser humano formou-se e tornou-se o que ele é. Portanto, o antropólogo busca as raízes do ser humano estabelecendo (como a história) um estudo do passado para compreender quais foram essas origens. Isso é feito de maneira física ou biológica, social, cultural e até linguística, dependendo de qual vertente da antropologia estudada e de qual método Os estudos antropológicos buscam compreender como os povos viveram, como os seres humanos formaram-se e como a cultura humana desenvolveu-se. Dessa maneira, o antropólogo busca o trabalho de imersão numa determinada sociedade, a fim de observar e traçar teorias sobre a constituição cultural ou física dos indivíduos daquela sociedade.”


Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da antropologia em relação ao estudo do ser humano e da cultura?


a) A antropologia busca compreender as raízes do ser humano através de um estudo do passado.

b) A antropologia foca exclusivamente no estudo biológico do ser humano.

c) Os estudos antropológicos não se baseiam em métodos de observação direta.

d) A antropologia não considera a linguística como parte de suas investigações.

e) A antropologia não considera a imersão na sociedade como uma parte essencial de sua metodologia.


MÉTODO SOCIOLÓGICO

 "O trabalho do sociólogo serve para identificar, classificar e analisar a organização social como um todo. Partindo do comportamento individual (com elementos da psicologia) e do comportamento social, o sociólogo tenta compreender a sociedade a fim de apresentar teorias que possam permitir a intervenção social por meio de outras ciências e técnicas.

A sociologia tenta entender a sociedade como um todo, mas busca elementos nas suas áreas afins, como a economia (que estuda os aspectos econômicos gerais de uma sociedade, como produção e relação financeira), a antropologia (que estuda o ser humano por meio sua cultura e de suas origens) e a ciência política (que se dedica a entender as organizações políticas e os modos de organização do ser humano em sociedade, envolvendo noções como governo, Estado etc.)".


Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem interdisciplinar da sociologia em relação às outras ciências sociais?


a) A sociologia busca exclusivamente entender os aspectos econômicos gerais de uma sociedade.

b) A sociologia não se baseia em outras disciplinas para compreender a sociedade como um todo.

c) A sociologia se limita à análise do comportamento individual, sem considerar o contexto social.

d) A sociologia utiliza elementos da psicologia para compreender a organização social.

e) A sociologia exclui completamente a influência da ciência política na análise da sociedade.


MÉTODO CIENTÍFICO

 “O método científico é algo relativamente simples. Ele funciona da seguinte maneira: você observa um fenômeno, que é um fato, algo que não há dúvidas de que aconteça. A partir desse fenômeno, você faz uma pergunta sobre ele. E é com base nessa pergunta que surge uma possível resposta, uma ideia do que poderia ser a solução para aquela questão. Então, você elabora um experimento que possa responder se aquela pergunta está certa ou errada. A grande vantagem do método científico é que não há problemas se você aceita ou refuta sua hipótese. Você simplesmente acrescenta informação ao mundo com base nos resultados obtidos.” Disponível em:<https://interd.net.br/o-metodo cientifico/31/07/2023/>. Acesso em: 5 mai. 2024.


Qual dos seguintes passos é uma parte essencial do método científico?


a) Aceitar cegamente a hipótese inicial.

b) Ignorar os resultados do experimento.

c) Desconsiderar o fenômeno observado.

d) Formular uma pergunta a partir da observação.

e) Inventar conclusões sem base nos dados coletados.

MÉTODO CIENTÍFICO

 O método científico é baseado em uma ou mais hipóteses (perguntas) que vão ajudar a explicar um fenômeno. Para isso, são feitas observações (coleta de dados) que são depois testadas e vão comprovar ou refutar aquela hipótese, chegando-se ao resultado final (conclusão). A definição do método científico depende ainda de dois conceitos fundamentais: a falseabilidade (verificação da hipótese por terceiros) e a reprodutibilidade (pode ser testado diversas vezes que chega ao mesmo resultado).” Disponível em:<https://leiaisso.net/iyrig/>. Acesso em: 5 mai. 2024.


Qual dos seguintes conceitos é fundamental para o método científico?


a) Criatividade

b) Intuição

c) Falseabilidade

d) Subjetividade

e) Aleatoriedade

MACHADO DE ASSIS

  Assinada pelo escrivão Olympio da Silva Pereira, a certidão de óbito de Joaquim Maria Machado de Assis, morto aos 69 anos em 29 de setembro de 1908, há 115 anos, traz uma informação curiosa, senão polêmica: a nona linha do formulário declara que sua cor era "branca". Sobretudo nos últimos anos, a questão racial daquele que é considerado o maior escritor brasileiro de todos os tempos tem se tornado uma bandeira importante para a afirmação e a valorização da população negra. Mas o que pesquisadores contemporâneos têm descoberto é que, considerando documentos como a própria certidão de óbito e cartas antigas, a identidade racial de Machado de Assis é um assunto polêmico desde antes da morte dele. O que leva a uma questão importante: como o próprio Machado de Assis se identificava? "Nós não sabemos até o momento. Não há nenhum documento que tenha chegado até nós que traga essa informação, como o próprio Machado se identificava, como ele se via. Temos depoimentos só de terceiros", afirma à BBC News Brasil a historiadora Raquel Machado Gonçalves Campos, professora na Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisadora sobre a vida e a obra do escritor (…) À reportagem, Campos comenta que "não sabemos se Machado se considerava negro mas, mais provavelmente no universo da especulação, considerando os testemunhos que temos, se ele se identificava racialmente provavelmente os termos que ele lidaria seriam 'homem de cor' ou 'mulato', não ‘negro'". Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/articles/cl7xvyz1eyro>. Acesso em: 5 mai. 2024. 


Qual é a questão sociológica levantada pelo caso da identidade racial de Machado de Assis?


a) Etnocentrismo na literatura brasileira

b) Representação racial na sociedade do século XIX

c) Mobilidade social e identidade étnica

d) Discriminação racial no meio acadêmico

e) Relações de poder na produção cultural

DEMOCRACIA, FUTEBOL E RACISMO

 “Há muito tempo, a mistura de raças nos times de futebol brasileiros alimentou a ilusão de uma democracia racial. No entanto, por trás dessa suposta igualdade, persiste um racismo no futebol mascarado, fortalecido e perpetuado pelas sutis dinâmicas. Para compreender a verdadeira realidade, basta observar os números e fatos relacionados à violência contra a população negra. Eles expõem de maneira contundente a utopia da democracia racial. Nos campos de futebol, os atletas são frequentemente alvos de ofensas raciais por parte dos torcedores ou até mesmo de seus próprios colegas. (...) No início do século XX, o futebol chegou ao Brasil e rapidamente foi adotado pela elite como uma forma de entretenimento sofisticado e espaço para confraternização. Os primeiros clubes eram compostos por brasileiros brancos da alta sociedade, embora muitos jogadores mantivessem outras ocupações. No entanto, em 1917, a “lei do amadorismo” foi publicada no Diário Oficial do Rio de Janeiro. Tratava-se do início do racismo no futebol, uma “proibição velada dos negros”. (…) Entretanto, à medida que o esporte se democratizou e profissionalizou, surgiu o preconceito contra seus atletas. Na década de 1930, os jogadores de futebol eram frequentemente estigmatizados como marginais.” Disponível em: <https://www.politize.com.br/racismo-no-futebol/.> Acesso em: 5 mai. 2024. 


Qual das seguintes afirmações melhor descreve a relação entre o texto fornecido e o conceito de democracia racial?


a) A mistura de raças nos times de futebol brasileiros é um exemplo da democracia racial plenamente realizada.

b) A violência contra a população negra nos campos de futebol contradiz a ideia de democracia racial.

c) A elite brasileira abraçou o futebol como uma forma de promover a democracia racial no país.

d) A "lei do amadorismo" de 1917 representou um avanço na promoção da democracia racial no esporte.

e) O preconceito contra os atletas de futebol na década de 1930 fortaleceu a democracia racial no Brasil.

MIGRAÇÃO

 “O termo refugiado é designado à todas as pessoas que são obrigadas a deixar seus países de origem por temores de perseguição à sua raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um grupo social ou opinião política. Por conta de graves violações aos direitos humanos, o indivíduo se vê obrigado a buscar abrigo em outros países.” TEXTO I

“Os migrantes têm a mesma dignidade que qualquer outra pessoa: Como escreve o Papa Francisco na Encíclica “Fratelli tutti”, lembra o prelado, “os migrantes possuem a mesma dignidade intrínseca que qualquer outra pessoa e podem ser um dom”. Por esta razão, é necessário mudar a percepção que se tem deles, reconhecendo-os como “uma oportunidade de enriquecimento e de desenvolvimento humano integral de todos”. Ao mesmo tempo, o observador permanente reiterou que “o debate sobre migração não diz respeito apenas aos migrantes, mas a todos nós”. No contexto da “globalização da indiferença”, devemos “trabalhar juntos para garantir que ninguém seja excluído, incluindo os pobres e os mais vulneráveis, muitas vezes emblemas de exclusão e discriminação”. “Não pode haver uma política migratória sustentável sem uma estratégia de integração global”, acrescentou o prelado, a fim de “melhorar a coesão social e a resiliência das comunidades”. TEXTO II



De acordo com o Texto II, qual é a perspectiva do Papa Francisco sobre a migração?


a) Os migrantes são uma ameaça à estabilidade social.

b) A migração é um fenômeno natural que deve ser impedido.

c) Os migrantes são uma oportunidade de enriquecimento e desenvolvimento humano.

d) A migração só deve ser permitida para pessoas com alto status socioeconômico.

e) Os migrantes são responsáveis pela globalização da indiferença.