quinta-feira, 21 de março de 2024

Renascimento

 “Após um período prolongado de escassez cultural e intelectual conhecido como Idade das Trevas, a Europa precisava urgentemente de um renascimento. Um desejo crescente de estudar e imitar a própria natureza começou a surgir, com uma vontade descobrir e explorar o mundo. Entre 1400-1600, a Europa testemunhou um renascimento das belas artes, da pintura, da escultura e da arquitetura. Antes do alvorecer do Renascimento, a Europa era dominada pela arquitetura gótica, ornamentada e assimétrica. O período inaugurou uma nova era da arquitetura após uma fase da arte gótica, com o surgimento do “Humanismo”: a ideia de dar muita importância à essência do individualismo e minimizar os temas religiosos. O efeito do Humanismo incluiu o surgimento da figura individual, maior realismo e atenção aos detalhes.” Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/979584/como-o-renascimento-influenciou-a-arquitetura>. Aceso: 21 mar. 2024.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve uma das características do Humanismo durante o Renascimento na Europa?


a) O Humanismo reforçou a predominância dos temas religiosos na arte e na arquitetura renascentistas, incentivando a continuidade da influência da Igreja Católica sobre a produção cultural.

b) Uma das características do Humanismo foi o retorno ao estilo ornamentado e assimétrico da arquitetura gótica, refletindo uma preferência por uma abordagem mais tradicional e conservadora na construção.

c) Durante o Renascimento, o Humanismo enfatizou a importância da essência do individualismo, levando ao surgimento de uma figura individualizada nas obras de arte e à busca por maior realismo e detalhes.

d) O Humanismo promoveu a valorização do coletivismo sobre o individualismo, resultando em uma diminuição do realismo e da atenção aos detalhes nas obras de arte produzidas durante o Renascimento.

e) Uma das características do Humanismo foi a manutenção da ênfase nos temas religiosos na produção cultural, com uma representação mais abstrata e simbólica da figura humana nas obras de arte renascentistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário