quinta-feira, 30 de março de 2023

DISCRIMINAÇÃO RACIAL

 

A vida de um jovem negro nas periferias do Brasil é marcada por inúmeras dificuldades e desafios que parecem se sobrepor a qualquer possibilidade de sucesso. O cotidiano desses jovens é permeado por problemas financeiros, inveja, falta de oportunidades e discriminação. Eles são obrigados a lidar com a dor da exclusão social, a violência e a falta de perspectivas. A pele escura e o cabelo crespo são marcas da identidade desses jovens, mas também representam uma ferida que nunca cicatriza. Eles estão constantemente em busca de uma cura para as injustiças que sofrem, para a violência que os rodeia e para as limitações impostas pela sociedade. O sucesso é algo que parece distante para esses jovens, que vivem em um mundo onde a lama parece sempre mais próxima que as estrelas. Eles são obrigados a lidar com o preço da cobrança e com a insana vingança que a sociedade lhes impõe. Apesar de tudo, esses jovens sabem quem são seus verdadeiros amigos, aqueles que estão ao seu lado mesmo nas piores situações. Eles carregam um trauma que os impulsiona a buscar uma vida melhor, longe das cadeias e favelas, longe do sangue, das sirenes e das velas. A vida nos bairros periféricos do Brasil é uma agonia constante, mas também uma prova de força e resistência. Os jovens que sobrevivem em meio às honras e covardias das periferias, das vielas e dos cortiços são verdadeiros guerreiros, que lutam todos os dias por um futuro melhor. Eles são o retrato da luta contra a exclusão e a violência, e merecem toda nossa admiração e respeito. ( Texto adaptado. Racionais MC’s, Negro Drama).


Com base no texto apresentado, qual das alternativas abaixo melhor descreve as consequências da discriminação e exclusão social enfrentadas pelos jovens negros nas periferias do Brasil?


a) A discriminação e exclusão social enfrentadas pelos jovens negros nas periferias do Brasil não têm qualquer consequência negativa, uma vez que os jovens afetados não conseguem compreender a extensão do preconceito e continuam vivendo suas vidas normalmente.

b) As consequências da discriminação e exclusão social enfrentadas pelos jovens negros nas periferias do Brasil são limitadas apenas a sua própria vida, sem afetar significativamente suas comunidades e a sociedade em geral.

c) As consequências da discriminação e exclusão social enfrentadas pelos jovens negros nas periferias do Brasil afetam negativamente suas vidas e comunidades, contribuindo para a perpetuação de um ciclo vicioso de pobreza e violência.

d) As consequências da discriminação e exclusão social enfrentadas pelos jovens negros nas periferias do Brasil são irrelevantes, uma vez que as políticas públicas de combate à pobreza e violência já foram implementadas e garantem a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.

e) n.d.a.

quarta-feira, 29 de março de 2023

FENÓTIPO

 “Recentemente, o influenciador Adalberto Neto recebeu uma notificação judicial por ter divulgado um caso de fraude no sistema de cotas raciais do serviço público. O advogado da exposta, além de  exigir a exclusão dos vídeos, justificou a “negritude” de sua cliente usando um sistema de medição de melanina  chamado “escala de Fitzpatrick”. Este recurso é, para mim, novo no repertório dos fraudadores de cotas raciais. 

Em resumo, a escala de Fitzpatrick diz sobre a capacidade das tonalidades de pele assumirem outros tons quando em contato com a luz solar. No concurso, em que foi empossada, a mulher alegou ser “parda”, mas como foi mostrado por Neto, através de fotos, o fenótipo da moça é correspondente ao que grande parte da sociedade leria como branco”. Texto adaptado. Disponível em: <https://mundonegro.inf.br/fraudadores-de-cotas-precisamos-discutir-o-limite-entre-o-pardo-e-o-branco/> . Acesso em 29 de mar. 2023.

Sobre o conceito de fenótipo é correto afirma: 

a) Conceito criado pelas Ciências Humanas com o objetivo de explicar as diferenças físicas entre os seres humanos. 

b) Conceito usado para explicar os diferentes padrões de rostos humanos. 

c) Conceito criado pelas Ciências Biológicas que defina o conjunto de características físicas de um ser vivo.

d) Conceito criado para explicar e celebrar a diversidade cultural.

e) Nenhuma das alternativas anteriores. 

RAÇA E FENÓTIPO

Sobre a relação entre raça e fenótipo. É correto afirmar que: 

a) A ideia de raça foi criada por cientistas no século XVIII, com base em características biológicas como cor da pele, olhos e cabelos.

b) A ideia de raça foi construída socialmente ao longo do tempo, e o fenótipo tem sido usado como um critério importante para definir as categorias raciais.

c) A ideia de raça surgiu com a expansão europeia no século XV, e o fenótipo foi utilizado apenas posteriormente para categorizar as pessoas em diferentes grupos raciais.

d) A ideia de raça é uma construção social relativamente recente, surgida no século XIX, e não tem relação com o fenótipo.

e) n.d.a.

domingo, 19 de março de 2023

CIÊNCIA

 


“A África está se partindo e pode haver a formação de um novo oceano. E, embora a probabilidade de o continente africano se dividir em dois seja estudada há algum tempo, um novo estudo indica que essa separação pode dar origem a um sexto oceano. Embora a rigor o oceano seja um só, para facilitar seu entendimento é que se convencionou que existem 5. Qual é? Pacífico, Atlântico, Índico, Ártico e Antártico. Mas esta situação pode mudar. Por que? Porque um novo oceano pode estar se formando na África Oriental. Isso é corroborado por um grupo de cientistas, que confirmam algo que vem sendo estudado há muito tempo e que o continente africano está passando por um processo de divisão.” ( Texto adaptado, Meteored).

São características do conhecimento científico:

a) A certeza da verdade, a crença numa ideia e a fé em um dogma.

b) A busca pela verdade, o julgamento da realidade e o preconceito.

c) A busca pela verdade, elaboração de teorias, métodos, conceitos e hipóteses.

d) A certeza da verdade, o questionamento da realidade e a aplicação de teoria.

e) A certeza e busca da verdade, experimentos, crenças e julgamentos.

PRECONCEITO

 “É provável que as religiões de matriz africana nunca tenham aparecido tanto na imprensa brasileira quanto nas últimas três semanas. As notícias, porém, foram todas negativas.  Uma adolescente de 14 anos sofreu a humilhação de ser barrada na entrada da escola, em Sobradinho (DF), porque usava um colar ritualístico da umbanda. A modelo Letticia Muniz, por sua vez, foi xingada nas redes sociais e perdeu 5 mil seguidores depois de postar um vídeo do seu batismo na mesma religião. A mãe de uma criança de um colégio de Salvador escreveu diversos ataques às religiões afro-brasileiras num exemplar do livro infantil Amoras, do rapper Emicida, que passou de mão em mão na sala de aula. Nas páginas que tratam dos orixás, ela acusou o autor de disseminar “blasfêmia” e “ideologia” de “religiões anticristãs”. Na notícia mais rumorosa de todas, três participantes brancos do programa Big Brother Brasil, da TV Globo, ficaram aterrorizados ao ver o colega negro Fred Nicácio fazendo, antes de dormir e em silêncio, as orações do culto de Ifá. Um deles avisou que abandonaria o reality show caso Nicácio insistisse nas rezas. Esse quatro exemplos recentes de comportamento atendem pelo mesmo nome: racismo religioso. Trata-se do ataque a pessoas negras pelo simples fato de seguirem a umbanda, o culto de Ifá ou qualquer outra religião afro-brasileira, como o candomblé, o batuque, a encantaria, a jurema, o nagô-vodun, o tambor de Mina, o terecó, o xangô e o xambá.” Fonte: Texto adaptado, Agência Senado.


O texto fala de um preconceito: 


a) Econômico.

b) Cultural.

c) Politico.

d) Individual.

e) Nenhuma das alternativas anteriores. 

ESTEREÓTIPO

 





Sobre o conceito de estereótipo. É CORRETO afirmar: 


a) É a caracterização de um indivíduo ou de um grupo social feita com base em generalizações e ideias superficiais de rotulam e classificam comportamentos e características. Trata-se de uma ideia simplista que não corresponde à realidade.

b) O preconceito, discriminação e segregação são conceitos que não estão relacionados com estereótipos. 

c) Os estereótipos são representações fiéis de comportamentos, cultura e sociedades.

d) A representação de sociedade através de estereótipos é uma forma de justificar as diferenças culturais entre os seres humanos.

e) Nenhuma das alternativas anteriores. 


RACISMO CIENTÍFICO

 “A renomada revista científica Nature publicou um editorial no qual fez um mea culpa por ter contribuído com o racismo científico em suas publicações ao longo dos 150 anos do periódico britânico. Na autoavaliação, a Nature admitiu ter divulgado artigos que, segundo a revista, deram força a preconceitos, muitas vezes de maneira sexista e elitista. No texto intitulado 'Como a Nature contribuiu para o legado discriminatório da ciência', o veículo destacou que a ”ideia de que alguns grupos - pessoas não brancas ou pobres, por exemplo - eram inferiores alimentou discriminação e racismo irreparáveis." Fonte: Texto adaptado, Ecoa (Uol. Disponível em <https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2022/12/12/a-ciencia-justifica-preconceitos-entenda-o-que-e-o-racismo-cientifico.htm>. Acesso em: 19 de mar. 2023.


O racismo científico: 


a) Contribuiu no debate racial do século XIX. Oferecendo uma explicação para as diferenças humanas com dados objetivos e sem apego ideológico. 

b) Contribuiu com o desenvolvimento de teorias raciais e eugênicas, que acreditava numa hierarquização das raças humanas. Com forte apelo ideológico.

c)  Já no século XIX, o racismo científico havia perdido a credibilidade.

d) Foi uma teoria científica que procurou explicar as diferenças culturais, considerando os princípios éticos e morais de cada grupo humano.

e) Nenhuma das alternativas anteriores.


RACISMO

 “As origens do racismo estão no período colonial. Para justificar a escravização e a transferência forçada dos africanos para o Brasil, os europeus criaram uma hierarquia no mundo. Tudo que caracterizasse os pretos seria inferior, da cor da pele à organização social, do comportamento à produção cultural. Foi uma forma deliberada de desumanizá-los, coisificá-los. Sendo reles coisas, os pretos puderam ser escravizados à vontade, sem que os brancos carregassem o peso da culpa. Como parte desse processo, também as crenças foram hierarquizadas. A religião dos pretos, assim, não passaria de magia, superstição, idolatria, bruxaria.” Fonte: Texto adaptado, Agência Senado.


Sobre o contexto de surgimento das teorias raciais. É CORRETO afirmar:


a) O conceito de raça tem por objetivo explicar as diferenças entre os seres humanos a partir de valores igualitários, respeitando a diversidade e modos de vida.

b) As teorias raciais formam uma criação da ciência, com o objetivo de justificar a solidariedade entre as civilizações. 

c) O conceito de raça tem por objetivo dividir os grupos humanos de acordo com critérios biológicos, como por exemplo, o uso do fenótipo para caracterizar as raças humanas conforme uma hierarquia de superioridade e inferioridade.

d) A partir das grandes navegações do século XVI, as teorias raciais começam a perder relevância científica.

e) Nenhuma das alternativas anteriores. 


quinta-feira, 16 de março de 2023

Durkheim, Suicídio


Leia o texto: “As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).” Disponível em: https://www.setembroamarelo.com/. Acesso em: 16/03/2023. Sobre o estudo do sociólogo Émile Durkheim a respeito do suicídio assinale a alternativa INCORRETA.

A) Quanto maiores os laços sociais em uma determinada comunidade, menores as taxas de mortalidade por suicídio.

B) Quanto menos laços sociais tem um indivíduo, maior o risco de suicídio.

C) Viver sozinho parece aumentar o risco de suicídio, com taxas mais elevadas entre indivíduos divorciados ou que nunca casaram.

D) Na tipologia de Durkheim, o suicídio egoísta faz referência à pessoa que se isolou do convívio social porque não se importa com as demais pessoas.

segunda-feira, 13 de março de 2023

Poder, Dominação, Weber

Leia o trecho a seguir: “Para Weber, as relações de mando e de obediência [...] tendem a se basear não só em fundamentos materiais ou no mero hábito de obediência dos súditos, mas também e principalmente num específico fundamento de legitimidade.” (STOPPINO, Mario. In.: BOBBIO, Noberto. Dicionário de política. Brasília: UnB: São Paulo: Imprensa Oficial, 2000 p. 940). A respeito do Poder, assinale a alternativa correta.

A) Weber especificou três tipos puros de Poder legítimo: Executivo, Legislativo e Judiciário.

B) A Dominação legal funda-se sobre a crença na legitimidade dos ordenamentos jurídicos. A fonte do Poder legítimo é, portanto, a lei.

C) A Dominação Tradicional está fundada na dedicação afetiva à pessoa do chefe e ao caráter sacro, à força heroica, ao valor exemplar ou ao Poder de espírito e da palavra que distinguem de modo especial.

D) A Dominação carismática funda-se sobre a crença no caráter sacro do Poder existente “desde sempre”. A fonte do Poder é, portanto, a tradição.

Poder

 

Leia o trecho a seguir: “Se o entendermos em sentido especificamente social, ou seja, na sua relação com a vida do homem em sociedade, o Poder torna-se mais preciso, e seu espaço conceptual pode ir desde a capacidade geral de agir, até à capacidade do homem em determinar o comportamento do homem. O homem é não só o sujeito mas também o objeto do Poder social.” (STOPPINO, Mario. In.: BOBBIO, Noberto. Dicionário de política. Brasília: UnB: São Paulo: Imprensa Oficial, 2000 p. 933). A respeito do Poder, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Não existe Poder, se não existe, ao lado do indivíduo ou grupo que o exerce, outro indivíduo ou grupo que é induzido a comportar-se tal como aquele deseja.

B) O Poder social não é uma coisa ou a sua posse: é uma relação entre pessoas.

C) Pode-se dizer que não existe praticamente relação social na qual o Poder não esteja presente.

D) O Poder é a consequência da vontade, livre decisão do indivíduo que determina sua realidade. Em suma: querer é poder.