domingo, 25 de abril de 2021

IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA

1) O sociólogo estadunidense Charles Wright Mills escreveu o clássico livro “A imaginação sociológica”. Nele, o autor reflete sobre a prática científica do sociólogo. Diferentemente das ciências da natureza, que realizam experiências em laboratório, para o sociólogo o laboratório é o próprio mundo. Diante disso, assinale a alternativa INCORRETA no tocante ao método sociológico proposto por Mills:

 

a) Para Mills, o sociólogo é um escritor. Deve cultivar o hábito de escrever e reescrever, tanto para si mesmo quanto para debate com amigos e não apenas quando se trata de apresentar um projeto ou uma tese.

 

b) Wright Mills aconselha o sociólogo a manter um diário para registrar suas experiências pessoas e ajudá-lo a refletir sistematicamente a formulação de sua teoria.

 

c) Mills aconselha a anotar “pensamento marginais”, ideias que podem ser subprodutos da vida diária, trechos de conversas ouvidos na rua e até mesmo sonhos, pois a experiência direta, pela sistematização, pode adquirir relevância intelectual.

 

d) Os arquivos sociológicos contam com problemas, métodos e teorias, mas também com notas pessoais, excertos de livros, itens bibliográficos e delineamentos de projetos, com muitas subdivisões e modificações e constante crescimento.

 

e) Para Mills, o trabalho sociológico deve ser dissociado da vida particular, pois a atividade científica não deve ser afetada por experiências pessoais que apenas induziriam o cientista ao erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário