domingo, 25 de abril de 2021

KARL MARX - VALOR DA MERCADORIA

1) Uma mercadoria pode ser trocada por outras em diversas proporções. Por exemplo, hipoteticamente, 1 grama de ouro poderia equivaler a 100 kg de trigo ou 3 metros de tecido de seda. Mas, segundo Karl Marx, como se regulam as proporções em que umas mercadorias se trocam por outras?

 

a) Para Marx, o valor de uma mercadoria só existe em relação a todas as demais mercadorias, sendo impossível encontrar um equivalente comum a todas as mercadorias.

 

b) Para Marx, o que torna possível a equação em diferentes proporções entre duas mercadorias com diferentes valores-de-uso é o valor comum à todas as mercadorias que é a quantidade de trabalho social incorporado nelas.

 

c) Para Marx, o valor de uma mercadoria depende do salário pago aos trabalhadores que a produziram, pois a quantidade de trabalho numa mercadoria e a retribuição do trabalho são a mesma coisa, e a proporção entre mercadorias remete claramente aos salários pagos.

 

d) Para Marx, a quantidade de trabalho em uma mercadoria é medida pelo tempo que dura o trabalho para produzi-la. Desta forma, quanto mais tempo demorar a fabricação de uma mercadoria, mais cara ela será.

 

e) Para Marx, os meios de trabalho – ferramentas, maquinarias e edifícios- não são considerados como trabalho incorporado ao valor de uma mercadoria, mas apenas a força de trabalho direta do operário.

IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA

 2) Em seu clássico livro intitulado “A Imaginação Sociológica”, o sociólogo estadunidense Charles Wright Mills utiliza a expressão “artesanato intelectual”. As alternativas abaixo expressam o que o autor entende por artesanato intelectual, EXCETO:

 

a) O produto intelectual de um sociólogo é um artesanato porque faz de sua própria experiência cotidiana a sua matéria-prima.

 

b) Para Mills, a experiência pessoal e a atividade profissional constituem o artesanato intelectual.

 

c) Que cada homem seja seu próprio metodologista.

 

d) Que cada homem seja o seu próprio técnico;

 

e) o sociólogo deve atender à métodos rígidos e a um alto formalismo da teoria.

IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA

1) O sociólogo estadunidense Charles Wright Mills escreveu o clássico livro “A imaginação sociológica”. Nele, o autor reflete sobre a prática científica do sociólogo. Diferentemente das ciências da natureza, que realizam experiências em laboratório, para o sociólogo o laboratório é o próprio mundo. Diante disso, assinale a alternativa INCORRETA no tocante ao método sociológico proposto por Mills:

 

a) Para Mills, o sociólogo é um escritor. Deve cultivar o hábito de escrever e reescrever, tanto para si mesmo quanto para debate com amigos e não apenas quando se trata de apresentar um projeto ou uma tese.

 

b) Wright Mills aconselha o sociólogo a manter um diário para registrar suas experiências pessoas e ajudá-lo a refletir sistematicamente a formulação de sua teoria.

 

c) Mills aconselha a anotar “pensamento marginais”, ideias que podem ser subprodutos da vida diária, trechos de conversas ouvidos na rua e até mesmo sonhos, pois a experiência direta, pela sistematização, pode adquirir relevância intelectual.

 

d) Os arquivos sociológicos contam com problemas, métodos e teorias, mas também com notas pessoais, excertos de livros, itens bibliográficos e delineamentos de projetos, com muitas subdivisões e modificações e constante crescimento.

 

e) Para Mills, o trabalho sociológico deve ser dissociado da vida particular, pois a atividade científica não deve ser afetada por experiências pessoais que apenas induziriam o cientista ao erro.

sexta-feira, 23 de abril de 2021

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

 

Sobre a Revolução Industrial é correto afirmar:

a) Contribui para o aumento de riqueza em todos os países. Com destaque, para o continente Africano e América Latina.

b) Trouxe vários benefícios a humanidade. Como por exemplo, a produção em massa de carros e serviços automotivos.

c) Com a Revolução Industrial, os seres humanos conseguiram satisfazer suas necessidades de consumo de maneira sustentável e segura.

d) Com a Revolução Industrial, as sociedades tornaram-se mais solidarias, principalmente, em relação, ao compartilhamento de tecnologia e riquezas.

e) n.d.a.

PODER

Segundo o conceito de poder em Max Weber, é CORRETO firmar que:

a) Poder não se configura como uma relação social.

b) Poder é uma relação social, onde uma pessoa consegue de forma consensual impor sua vontade sobre outra pessoa.

c) Poder é sempre uma relação de violência não-legitima.

d) Poder é sempre uma relação social que não necessariamente significa obediência e controle.

e) Todas as afirmativas estão corretas.