terça-feira, 21 de novembro de 2023

Revolução Industrial: Fordismo e Taylorismo

 “Na busca por maiores lucros, levou-se ao extremo a especialização do trabalho e a produção foi ampliada, passando-se a produzir artigos em série, o que barateava o custo por unidade. Surgiram às linhas de montagem, esteiras rolantes por onde circulavam as partes do produto a ser montado, de modo a dinamizar o processo. A indústria automobilística Ford, do empresário Henry Ford, implantada nos Estados Unidos, foi a primeira a recorrer às esteiras que levavam o chassi do carro a percorrer toda a fábrica. Os operários montavam os carros com as peças que chegavam em suas mãos em outra esteira. Esse método de racionalização de produção foi chamado de fordismo. Essa forma de produção integrada às teorias do engenheiro norte-americano Frederick Taylor, o taylorismo, que visava o aumento da produtividade, controlando os movimentos das máquinas e dos homens no processo de produção.”Disponível em: <https://omaringa.com.br/coluna/historia-em-pauta/entenda-a-historia-da-segunda-revolucao-industrial/>. Acesso em: 21 de nov. 2023.


Qual é a relação entre o fordismo e o taylorismo, de acordo com o texto?


a) O fordismo é um método de produção que visa aumentar a produtividade, enquanto o taylorismo refere-se à produção em série.

b) O taylorismo é um método de produção que envolve a implementação de esteiras rolantes, enquanto o fordismo foca na especialização do trabalho.

c) Ambos os termos referem-se a métodos de produção que visam o aumento da produtividade, com o taylorismo controlando movimentos e o fordismo introduzindo a produção em série.

d) O fordismo é um método de produção que se baseia na ampliação da produção em série, enquanto o taylorismo se concentra na dinamização do processo de montagem.

e) O taylorismo é um método de produção exclusivo da indústria automobilística Ford, enquanto o fordismo abrange teorias de Frederick Taylor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário