quinta-feira, 30 de novembro de 2023

APOROFOBIA

 

A palavra aporofobia significa aversão, medo, desprezo ou rejeição aos pobres. De origem grega, é um neologismo e deriva da junção das palavras á-poros (pobres) e fobos (medo) – é a mesma lógica de outros preconceitos, como homofobia ou islamofobia. O termo foi criado por volta dos anos 1990 pela escritora e filósofa espanhola Adela Cortina - explicou que a aporofobia sempre existiu e está nas “entranhas do ser humano”. Isso porque, para ela, o problema é biocultural. A origem biológica se explica pela tendência humana, comprovada pela antropologia evolutiva, de priorizar as relações e pessoas que nos ofereçam algo em troca. Quem não tem nada a oferecer em termos práticos – como seria o caso da população em situação de rua, por exemplo – é instintivamente deixado de lado. É claro que essa tendência não é imutável: ela pode, de acordo com a filósofa, ser reforçada ou deixada de lado pela cultura. O problema é que vivemos em uma sociedade cujos valores promovem, mais do que nunca, a rejeição aos pobres.


De acordo com o texto, o que significa aporofobia e qual é a explicação dada pela filósofa Adela Cortina para a existência desse fenômeno?


A) Aporofobia significa aversão aos pobres, e Adela Cortina explica que sua origem está na biologia humana, na tendência de priorizar relações que ofereçam algo em troca.

B) Aporofobia significa medo dos pobres, e Adela Cortina explica que sua origem está na cultura humana, na tendência de priorizar relações que ofereçam algo em troca.

C) Aporofobia significa desprezo aos pobres, e Adela Cortina explica que sua origem está na antropologia evolutiva, na tendência de priorizar relações que ofereçam algo em troca.

D) Aporofobia significa rejeição aos pobres, e Adela Cortina explica que sua origem está na biocultura humana, na tendência de priorizar relações que ofereçam algo em troca.

E) Aporofobia significa aversão aos pobres, e Adela Cortina explica que sua origem está na biologia humana, na tendência de priorizar relações que não ofereçam nada em troca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário