segunda-feira, 24 de outubro de 2022

FATO SOCIAL

Quem se responsabiliza pelo gap (descompasso, disparidade, atraso) pedagógico das crianças no pós pandemia?


“Tenho conversado com professores, psicólogos, psicopedagogos, psiquiatras e muitos pais e mães de crianças e adolescentes em idade escolar. Posso dizer, com base nessas escutas, que o caos está instalado. As consequências da pandemia na educação estão transbordando nas salas de aula, tanto nas escolas públicas, quanto nas particulares. Dadas as dimensões e as condições de cada escola, os estragos se manifestam de diversas maneiras. Mas é fato que, em todas, há sofrimento. Os especialistas explicam que, assim como há saberes diferentes e maneiras particulares de aprender, há também uma variação de reações. Sendo assim, para alguns estudantes, o período longe da escola presencial pode não ter causado impacto algum. Mas, para uma grande parte, principalmente de quem já tinha antes alguma dificuldade, está sendo um problema retomar o ritmo, reaprender, por exemplo, a assistir uma aula na classe. A impressão que dá é que todos ainda estão um pouco perdidos, escolas e famílias. Escolas chegam a sugerir que o aluno se mude para outra instituição de ensino, como se isso fosse resolver o problema quando, no fundo, deveriam abraçar, acolher e repensar. Ora, se foi complicado ir para o ensino remoto, ou ficar sem ensino algum, retomar a rotina escolar não necessariamente seria uma tarefa fácil para todos.” 


A) Qual fato social é discutido no texto? 

B) Quais são as características gerais do fato social discutido no texto?

C) De acordo com o texto, quais são as dificuldades enfrentadas nas escolas? Você concorda? Justifique sua resposta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário